Polícia

Reconhecimento facial alcança marca de 800 foragidos encontrados na Bahia 

Alerta de 94% de similaridade

04/05/2023 06h18
Reconhecimento facial alcança marca de 800 foragidos encontrados na Bahia 

Foto: Rafael Rodrigues/GOVBA

O Sistema de Reconhecimento Facial da Secretaria da Segurança Pública (SSP) alcançou, na manhã desta quarta-feira (3), a marca de 800 foragidos da Justiça presos. A ferramenta atingiu o número após um homicida, que andava livremente pela capital baiana, passar por um dos pontos monitorados. Um alerta de 94% de similaridade com as imagens disponibilizadas pelo Banco Nacional de Mandados de Prisão (BNMP) do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) apareceu nas telas do Centro Integrado de Comunicações (Cicom).

Rapidamente, o chamado foi enviado para equipes da 26ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM/Brotas), através dos novos rádios comunicadores com tecnologia LTE (Long Therm Evolution). É pelo aparelho que os policiais coletam as informações do suspeito no momento em que o Cicom é acionado. Após a verificação dos documentos de identificação pessoal, o homem foi conduzido para a Coordenação de Polícia Interestadual (Polinter), onde teve o mandado de prisão expedido pelo 2º Juízo da 1ª Vara do Tribunal de Júri de Salvador, cumprido.

O secretário da Segurança Pública, Marcelo Werner, destacou a importância da tecnologia, no auxílio do trabalho policial. “Somente neste ano, 226 criminosos com mandados de prisão foram localizados. Continuamos expandindo a tecnologia pelo interior baiano, retirando das ruas aqueles que cometeram crimes”, declarou Marcelo Werner.

*Ascom/SSP

Comentários

Leia também

Polícia
Ação integrada da Polícia Civil aprofunda levantamentos sobre homicídio de investigador

Ação integrada da Polícia Civil aprofunda levantamentos sobre homicídio de investigador

Departamentos operacionais e a Core verificam informações e fazem novos levantamentos...
Polícia
PRF intensifica fiscalização nas rodovias de Feira de Santana durante a Operação Tiradentes

PRF intensifica fiscalização nas rodovias de Feira de Santana durante a Operação Tiradentes

A PRF irá concentrar esforços em infrações que estão entre as principais causas de...
Polícia
Menina de 11 anos é morta a tiros enquanto brincava na frente de casa em Feira de Santana

Menina de 11 anos é morta a tiros enquanto brincava na frente de casa em Feira de Santana

Vítima foi identificada como Jennifer Laís Santana de Jesus.