Brasil

PF cancela depoimentos de sócios de Vorcaro em investigação sobre o Banco Master

Defesas alegam falta de acesso às investigações; apenas um investigado prestou esclarecimentos

27/01/2026 14h12
PF cancela depoimentos de sócios de Vorcaro em investigação sobre o Banco Master
Foto: Divulgação

A Polícia Federal cancelou os depoimentos de Augusto Ferreira Lima, ex-executivo do Master e sócio do Banco Pleno (ex-Voiter), de Angelo Antonio Ribeiro da Silva, sócio do Banco Master, e de Robério Cesar Bonfim Mangueira, superintendente do BRB. As oitivas estavam marcadas para esta terça-feira (27), mas as defesas alegaram não ter acesso ao conteúdo das investigações e informaram que os investigados não responderiam aos questionamentos.

O ministro Dias Toffoli, do STF, havia autorizado os depoimentos de oito investigados na segunda (26) e na terça-feira. No primeiro dia, apenas Dario Oswaldo Garcia Junior, ex-diretor financeiro do Banco de Brasília, respondeu às perguntas. Alberto Felix de Oliveira, ex-funcionário do Master, afirmou não ter competência para aprovar contratos e se recusou a depor. André Felipe de Oliveira Seixas Mais e Henrique Souza e Silva Peretto também não prestaram esclarecimentos. O único a falar até agora foi o ex-diretor do Master Luiz Antonio Bull.

A PF investiga um esquema de fraudes bilionárias contra o sistema financeiro envolvendo os sócios do Banco Master e fundos de investimento. Desde dezembro, o caso está sob relatoria de Dias Toffoli por indícios de envolvimento de autoridade com foro privilegiado.

Segundo as investigações, o esquema envolvia a venda de CDBs de alto rendimento para financiar fundos dos quais o próprio banco era o único cotista, com circulação de ativos sem lastro real. A liquidação extrajudicial do Master e do Will Bank é apontada como o maior rombo bancário do país, e o MPF afirma que os resultados financeiros eram artificialmente forjados.

Comentários

Leia também

Brasil
STJ rejeita prova com inteligência artificial e aponta riscosdo uso da tecnologia na Justiça

STJ rejeita prova com inteligência artificial e aponta riscosdo uso da tecnologia na Justiça

Relatório não foi confirmado por perícia técnica oficial
Brasil
Lei que regulamenta doulas é sancionada e amplia direitos de gestantes

Lei que regulamenta doulas é sancionada e amplia direitos de gestantes

O texto lista uma série de atribuições que devem ser seguidas pelas profissionais antes,...
Brasil
Lula sanciona três leis sobre combate à violência contra a mulher; entenda medidas

Lula sanciona três leis sobre combate à violência contra a mulher; entenda medidas

Projetos estabelecem uso da tornozeleira eletrônica por agressores, e tipificam o crime...