Programa De Olho na Cidade

28/07/2021 - 00:19

Reinauguração de prédio histórico da prefeitura de São Gonçalo dos Campos marca aniversário de 137 anos da cidade

Política
Reinauguração de prédio histórico da prefeitura de São Gonçalo dos Campos marca aniversário de 137 anos da cidade
Foto: Divulgação
Para a alegria do povo de São Gonçalo dos Campos, amanhã dia 28 de julho de 2021, a Prefeitura Municipal voltará a funcionar no prédio oficial, inaugurado em 1933. A reinauguração faz parte da programação de aniversário de 137 anos da cidade.
 
O prédio histórico passou por uma restauração cuidadosa,  buscando preservar o máximo de sua originalidade. A obra de conservação e restauro do prédio, buscou através de estudos fotográficos e relatos orais, manter a estrutura original, devolvendo o aspecto e função original. "O prédio ficou obsoleto por cerca de 10 anos, sem cuidado e sem o devido reconhecimento histórico. Mas agora nós vamos tornar esse lindo prédio um motivo de orgulho para cidade", disse o prefeito Tarcísio Pedreira. 
 
O prefeito relata que seu desejo é que o espaço possa abrigar uma exposição permanente que possa contar um pouco da história da cidade. "A ideia é atrair a população para dentro da prefeitura, é uma casa aberta a todos e que deve ser usada por todos que querem o bem de São Gonçalo", ressalta. 
 
Durante a reforma foram recuperados o telhado e forro em madeira original, além de outros serviços como manutenção dos pisos, restauração das pinturas em afeiço, restauração do muro lateral com desenhos únicos e da escada de madeira, construção de uma rampa de acessibilidade sem causar nenhum dano a arquitetura original, além de outras melhorias. Desse modo, a restauração e a conservação do patrimônio histórico teve o principal objetivo, devolver o aspecto original da obra.
 
A programação oficial do aniversário será transmitida ao vivo no Instagram da prefeitura @prefdesaogoncalo.
 
HISTÓRIA
 
A primeira prefeitura de São Gonçalo dos Campos foi instalada logo após a emancipação política em 1884 e era localizada na Praça Marechal Bitencourt, atualmente Praça Padre Bráulio Seixas. Em 06 de junho de 1923 teve início a elaboração do projeto da nova prefeitura e em 1924, na gestão do intendente Aníbal Pedreira (1922-1925) começou a construção. Posteriormente, tivemos duas gestões do seu irmão Adriano Pedreira (1926- 1928/1928-1929).
 
A construção do novo prédio durou mais de nove anos, sendo inaugurada na gestão de José Fernandes de Oliveira (1931-1935) e, precisamente no ano de 1933, aconteceu a transferência da prefeitura nova situada na Avenida Aníbal Pedreira. Há cerca de 10 anos, por conta de problemas estruturais, a prefeitura havia sido transferida para a antiga Casa da Cultura. 
 
05:00 – Alvorada
08:00 - Missa Solene na Igreja Matriz
10:30 – Cortejo da Lira São-Gonçalense
11:30 – Inauguração das Unidades de Saúde Estação e José Sarney
16:00 – Reinauguração do Prédio da Prefeitura Municipal

Comentários

Leia também