Programa De Olho na Cidade

28/02/2021 - 14:02

Engenheiro explica a importância do projeto e na escolha de materiais para reforma de portarias

Chame o Síndico
Engenheiro explica a importância do projeto e na escolha de materiais para reforma de portarias
No quadro "Chame o Síndico" desta semana, o engenheiro Jackson Azevedo, da Maxxial Engenharia, deu importantes dicas para quem pretende reformar uma portaria de condomínio, mas antes, ele falou sobre os preços de materiais de construção na cidade, que sofreram uma leve queda na maioria dos estabelecimentos. 
 
"Os preços de alguns produtos começam a se esstabilizar, estavam muito altos e já vemos uma queda. O cimento, por exemplo, comprávamos de R$ 32,00 e agora conseguimos por mais ou menos R$ 29,50. Por outro lado, o aço está em alta constante, é cotado em dólar e sempre que precisamos comprar, temos que realizar novas cotações, todos os dias. É importante realizar a cotação, fazer a pesquisa, para saber onde economizar e comprar melhor.", disse. 
 
Reforma em portarias
 
Jackson falou sobre a importância de se considerar o momento ideal para a reforma de uma portaria. "Quando se decide reformar uma portaria é porque existe uma necessidade de adequação às novas normas de segurança, por exemplo, e isso acaba adequando um melhor funcionamento do condomínio, então, quando se reforma uma guarita, vai ser muito em função da demanda que ela passou a ter. É importante observar todos os detalhes. Muitos condomínios entregam a entrada com apenas um portão, mas às vezes é necessário colocar um segundo para saída e até um terceiro para visitantes.", contou.
 
Segundo o engenheiro, os projetos são de extrema importância para este tipo de reforma, pois a partir dele, os síndicos conseguirão ter uma maior noção dos pontos positivos e prováveis negativos após a obra. "Os projetos arquitetônicos são muito importantes, os estruturais, de instalações, pois numa portaria você tem uma concentração de instalações de telefonia, onde ficam os interfones, este já é um ponto crítico; tem a questão da instalação elétrica, que é o comando que fica geralmente na portaria; da iluminação da área comum e a questão do serviço de câmeras também, então, é necessário ter todo este conjunto, todos os projetos, pois você vai melhorar e eles vão te dar uma previsibilidade de como será o funcionamento com o uso dessa nova portaria. Eles devem ser apresentados à prefeitura, para a emissão de álvará, daí os técnicos vão avaliar se estão de acordo com as normas da prefeitura e seguindo a legislação municipal.", explicou. 
 
Ele ainda alerta para a importância da escolha de bons materiais e que evitem constantes manutenções. "Uma guarita é um ponto crítico ao que tange ao fluxo, todos vão passar por ali,  é uma situação que não pode ter muita manutenção, tem que ser uma coisa segura e que não precise de tanta interferência, pois isso vai afetar todos os moradores. Deve-se escolher materiais duráveis, que não desgastem com sol e chuva. Pensar em botar portões com vidro é outro problema, um acidente pode ocorrer e uma quebra pode gerar ainda mais transtornos, são pequenos cuidados que evitarão problemas futuros.", concluiu. 

Comentários

Leia também