Programa De Olho na Cidade

03/04/2020 - 07:27

De Olho Na Cidade destaca a importância do Dia Mundial do Autismo

Reportagens Especiais
De Olho Na Cidade destaca a importância do Dia Mundial do Autismo
De Olho Na Cidade
 
O dia 2 abril foi a data escolhida pela Organização das Nações Unidas (ONU) para a comemoração do Dia Mundial da Conscientização do Autismo. O objetivo da data, celebrada desde 2008, é chamar a atenção para o transtorno que atinge cerca de 70 milhões de pessoas no mundo. No segundo dia de abril, desde o ano passado também é comemorado o Dia Nacional de Conscientização sobre o Autismo, instituído por Lei desde 2018.
 
Ao De Olho Na Cidade o médico especialista no Transtorno do Autismo, Dr Jai Soares, ressaltou a importância da data para a inclusão social das pessoas com autismo.
 
"A data ajuda a conscientizar a população sobre o autismo e tirar os preconceitos sobre o transtorno. Hoje há uma propagação muito maior do que é o autismo", afirmou o médico lembrando que esta consciência sobre a doença ajuda no diagnóstico precoce em crianças melhorando a qualidade de vidas dos mesmos, a partir do momento em que há o entendimento sobre o autismo.
 
Ele registrou que este ano, o mês azul em homenagem ao autismo (abril) será atípico, já que não poderão ser realizados os atendimentos nas clínicas. "A situação é preocupante porque os autistas não podem passar muito tempo em isolamento", disse.
 
O transtorno limita a capacidade de os indivíduos realizarem atividades diárias e participarem da vida em sociedade. Em Feira de Santana, a APAE se destaca há anos na atenção aos autistas na cidade. 

Comentários

Leia também