Programa De Olho na Cidade

06/03/2020 - 09:32

Hospital Clériston Andrade inicia formação da 2ª Turma do Curso de Libras

Reportagens Especiais
Hospital Clériston Andrade inicia formação da 2ª Turma do Curso de Libras
Gabriel Dallas
 
"Este projeto começou com a própria comunidade surda nos proucurando e se queixando dos atendimentos para eles". O depoimento é da professora de libras da UFRB, Midian Marins, docente das turmas do curso de Libras do HGCA. A segunda turma com 50 servidores já foi formada e as aulas terão início ainda este mês.
 
Na opinião da diretora em exercício de Enfermagem do HGCA, Valéria D'boque, a implantação da língua de sinais é uma necessidade e um grande avanço para a unidade. “Esta iniciativa tem por intuito de derrubar esta barreira que existe de comunicação entre nossos servidores e a comunidade surda”, afirmou a diretora.
 
O II Curso Básico de Libras do HGCA tem a carga horária de 80h e é gratuito para os servidores do hospital, com o objetivo de promover a acessibilidade em Saúde no Atendimento de Surdos”, e trata-se de um treinamento oferecido aos servidores através da Diretoria de Enfermagem e do Centro de Educação Permanente (CEPER), em parceria com a Universidade Federal do Recôncavo (UFRB) e da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs). 
 
A capacitação é realizada pela professora Midian Jesus de Souza Marins (UFRB). A ação visa oferecer formação básica em Língua Brasileira de Sinais (Libras) para profissionais da área de saúde buscando promover acessibilidade na referida língua para usuários surdos do Sistema Único de Saúde (SUS), sem a necessidade de acompanhante/intérprete.
 
Informações do repórter Danillo Freitas

Comentários

Leia também