Educação

Mais de 300 estudantes da EJA serão beneficiados com cursos profissionalizantes

Aula inaugural da EJA Profissionalizante aconteceu na terça-feira (19)

20/03/2024 06h37
Mais de 300 estudantes da EJA serão beneficiados com cursos profissionalizantes
Foto: Milena Brandão

Nesta terça-feira (19), estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da rede municipal participaram da aula inaugural da “EJA Profissionalizante”, uma iniciativa da Secretaria Municipal de Educação em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). Os cursos ofertados são de gesseiro, revestimento cerâmico, pintor de obras, pizzaiolo, padeiro e confeiteiro e beneficiamento da mandioca.

“O objetivo é prepará-los para oportunidades profissionais e para o empreendedorismo, além de garantir a frequência destes alunos na EJA. Os estudantes terão a oportunidade de vivenciar teoria e prática para que possam aplicar os conhecimentos adquiridos no mercado de trabalho. Os estudantes receberão fardamento e vale-transporte para o deslocamento”, pontua a secretária de Educação, Anaci Paim. 

A coordenadora de cursos para órgãos públicos do Senai, Luize Muricy, explicou como os cursos vão funcionar e destacou a grande adesão dos estudantes da EJA à proposta. “As aulas acontecerão às terças, quintas e sábados, pela manhã e pela tarde. Eles vão começar por uma disciplina chamada Empreendedorismo e Estratégias Mercadológicas e em seguida um curso de seu interesse. Esta experiência será muito significativa para todos eles. Inicialmente nós abrimos 4 turmas para 160 alunos, no entanto, diante da demanda, dobramos essa capacidade, passando para 320.”

Para a estudante Amanda de Jesus, da Escola Municipal Chico Mendes, no bairro Campo Limpo, a oportunidade para fazer o curso sobre panificação e confeitaria chegou numa boa hora. “É que eu sempre fiz bolos e as pessoas perguntavam porque eu não investia nisso, não fazia um curso. Além disso, já trabalhei em padaria e restaurante. Agora, através do curso, vou poder qualificar o meu trabalho”, conta.

Comentários

Leia também

Educação
STF garante piso nacional a professores temporários

STF garante piso nacional a professores temporários

Decisão unânime amplia direito e equipara remuneração a docentes efetivos
Educação
Assembleia de professores municipais aprova paralisação em Feira de Santana

Assembleia de professores municipais aprova paralisação em Feira de Santana

Categoria cobra cumprimento de acordos, reajuste para aposentados e pagamento de juros...
Educação
Professores pressionam por pagamento integral de precatórios com juros

Professores pressionam por pagamento integral de precatórios com juros

Presidente da Comissão de Educação, vereador Ivamberg Lima propõe emenda para garantir...