Política

Lula diz que não assistirá julgamento de Bolsonaro no STF: “Tenho coisa melhor para fazer”

Presidente afirmou que ex-mandatário deve ser julgado “com base nos autos” e defendeu cassação de Eduardo Bolsonaro

29/08/2025 16h02
Lula diz que não assistirá julgamento de Bolsonaro no STF: “Tenho coisa melhor para fazer”
Foto: Ricardo Stucker/PR

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta sexta-feira (29) que não pretende acompanhar o julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), marcado para começar na próxima terça-feira (2) na Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF).

“Não vou assistir ao julgamento, tenho coisa melhor para fazer”, disse Lula em entrevista à Rádio Itatiaia, de Minas Gerais.

Apesar disso, o petista comentou sobre o processo. “Acho que ele vai ser julgado com base nos autos. Não é a figura do Bolsonaro que está sendo julgada, o que está sendo julgado é o comportamento desse cidadão. Se ele cometeu crime, vai ser punido; se não cometeu, vai ser absolvido. E a vida continua”, completou. 

Bolsonaro é um dos oito réus do núcleo central da trama golpista investigada pelo STF e pela Polícia Federal. A denúncia aponta que o ex-presidente chefiou uma organização criminosa que tentou impedir a posse de Lula em 2023. Caso seja condenado pelas cinco acusações, a pena pode chegar a 40 anos de prisão.

A defesa do ex-presidente nega envolvimento e aliados tentam aprovar no Congresso uma anistia ampla aos acusados. Lula ironizou a ideia: “O homem não foi nem julgado e já está querendo anistia. Está dizendo que é culpado e quer ser perdoado?”.

Cassação de Eduardo Bolsonaro

Na ocasião, Lula afirmou considerar necessária a cassação do deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL). O parlamentar está nos Estados Unidos desde março e pediu à Câmara autorização para exercer o mandato à distância, alegando ser “perseguido político”.

Para o presidente, a atuação de Eduardo fora do país configura traição. “Ele vai passar para a história como o maior traidor da pátria do Brasil e um dos maiores do mundo”, disse Lula.

Comentários

Leia também

Política
Com retorno à Assembleia, Angelo Almeida prioriza desenvolvimento econômico e saneamento para Feira

Com retorno à Assembleia, Angelo Almeida prioriza desenvolvimento econômico e saneamento para Feira

Deputado destaca atuação em comissão estratégica, transição energética e anuncia...
Política
Vice-prefeita de Salvador deixa PDT e anuncia nova filiação

Vice-prefeita de Salvador deixa PDT e anuncia nova filiação

Decisão ocorre após reposicionamento da sigla na Bahia
Política
Após melhora, Bolsonaro solicita ao STF liberação para cirurgia

Após melhora, Bolsonaro solicita ao STF liberação para cirurgia

Laudo aponta lesão grave no manguito rotador; ex-presidente segue em prisão domiciliar ...