Política

Governo decide antecipar R$10 bilhões aos estados e municípios

A medida foi anunciada pelo ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, e tem como objetivo amenizar queda do ICMS

13/09/2023 07h41
Governo decide antecipar R bilhões aos estados e municípios
Foto: Reprodução/PT

O ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, confirmou, nesta terça-feira (12), que o governo vai antecipar R$10 bilhões para os estados e municípios. A medida foi feita como forma de compensar a queda no ICMS, que vai reduzir a arrecadação dos entes federativos ainda em 2024.

A compensação está prevista no Projeto de Lei Complementar 136/2023 e tramita em regime de urgência no Congresso Nacional. Segundo o ministro, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) também sinalizou pela inclusão do aumento da compensação do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) neste mesmo projeto de lei.

“O presidente nos autorizou a acertar com o relator duas medidas, hoje, para o seu relatório, que ajudam os municípios brasileiros”, explicou Padilha ao sair de reunião com o presidente. Essas demandas foram questões às quais os prefeitos da Bahia pressionavam como forma de ajudar a situação financeira.

*Metro 1

Comentários

Leia também

Política
Lula afirma que extremismo segue ativo e mira eleições no Brasil

Lula afirma que extremismo segue ativo e mira eleições no Brasil

Presidente citou tentativa de golpe e destacou que grupo deve voltar a disputar o pleito...
Política
“Feira não pode ser coadjuvante”, diz Carlos Geilson ao confirmar pré-candidatura como deputado federal

“Feira não pode ser coadjuvante”, diz Carlos Geilson ao confirmar pré-candidatura como deputado federal

Ao analisar o cenário eleitoral, ele avaliou que a ausência de outros nomes pode influenciar...
Política
Lula lamenta morte de Oscar Schmidt: ‘maior ídolo da história do basquete brasileiro’

Lula lamenta morte de Oscar Schmidt: ‘maior ídolo da história do basquete brasileiro’

O ex-jogador de basquete morreu nesta sexta-feira (17), aos 68 anos, em Santana do Parnaíba,...