Bahia

Forças da Segurança registram redução de 7,8% dos feminicídios na Bahia

Ações do Departamento de Proteção à Mulher e do Batalhão Ronda Maria da Penha foram intensificadas em todo o estado.

28/01/2025 16h53
Forças da Segurança registram redução de 7,8% dos feminicídios na Bahia
Foto: Mateus Pereira/ GOVBA

As Forças Estaduais da Segurança registraram uma redução de 7,8% dos feminicídios, na Bahia, em 2024. Ações do Departamento de Proteção à Mulher, Cidadania e Pessoas Vulneráveis (DPMCV) e do Batalhão Ronda Maria da Penha foram intensificadas em todo o estado.

Em números absolutos foram contabilizados 106 casos em 2024, contra 115 mortes em 2023.

O Batalhão de Policiamento de Proteção à Mulher (BPPM), responsável pela fiscalização de medidas protetivas, promove também trabalho educativo.

“O Batalhão conta com três principais projetos de prevenção contra violência doméstica. O ‘Fala Sério’, ‘Homens em Diálogo’ e o ‘Guardiões de Maria’, com ações periódicas ao longo do ano”, destacou a comandante do BPPM, tenente-coronel Roseli de Santana.

POLÍCIA CIVIL

No âmbito das ações de inteligência, a criação em 2023 do Departamento de Proteção à Mulher, Cidadania e Pessoas Vulneráveis (DPMCV), garantiu o reforço na rede de proteção das vítimas.

A diretora do DPMCV, delegada Patrícia Barreto Oliveira, ressaltou a importância da estrutura dedicada à proteção e ao acolhimento das mulheres em situação de vulnerabilidade.

“Nosso trabalho vai além da resposta às violências. Promovemos ações preventivas, fortalecemos redes de apoio e encorajamos as vítimas a romperem ciclos de violência”, destacou a delegada.

Ainda de acordo com a titular do Departamento, cada atendimento humanizado, medida protetiva solicitada e cada vida preservada reforçam o compromisso em construir uma sociedade mais segura e pautada na equidade para todas as mulheres.

Comentários

Leia também

Bahia
Motociclista morre após colisão na BR-116, em Santo Estêvão

Motociclista morre após colisão na BR-116, em Santo Estêvão

Acidente ocorreu na noite desta sexta-feira (17) e envolveu veículo não identificado...
Bahia
Projeto que fixa quantidade mínima de cacau em produtos deve impulsionar produção na Bahia

Projeto que fixa quantidade mínima de cacau em produtos deve impulsionar produção na Bahia

Texto aprovado no Senado segue para sanção e prevê regras de qualidade e transparência...
Bahia
Refinaria de Mataripe reduz preços de gasolina e diesel na Bahia

Refinaria de Mataripe reduz preços de gasolina e diesel na Bahia

Queda acompanha recuo do petróleo no mercado internacional e chega a 11% no diesel marítimo...