Bahia

“Essa história deve ser recontada e lembrada”, destaca governador em desfile pela Independência do Brasil

O governador Jerônimo Rodrigues esteve presente na abertura do desfile e participou das tradicionais honras militares, junto a outras autoridades, e do hasteamento das bandeiras do Brasil e da Bahia.

07/09/2025 15h21
“Essa história deve ser recontada e lembrada”, destaca governador em desfile pela Independência do Brasil
Foto: Amanda Ercília/GOVBA

As comemorações pelo 7 de Setembro, no Campo Grande, em Salvador, neste domingo, contou com a presença de 1.148 profissionais das forças de segurança, 100 veículos oficiais e 620 estudantes, que desfilaram em homenagem à Independência do Brasil. O governador Jerônimo Rodrigues esteve presente na abertura do desfile e participou das tradicionais honras militares, junto a outras autoridades, e do hasteamento das bandeiras do Brasil e da Bahia.

“Muita gente deu a vida para garantir a independência do Brasil. Hoje, honramos esses nomes — aqueles relatados pela história e aqueles esquecidos pela elite brasileira. Essa história deve ser recontada e lembrada para garantir que nossas crianças e nossos jovens mantenham viva a soberania do nosso país”, disse o governador durante a abertura da cerimônia.

Participando do desfile desde criança, Jaqueline Santana, de 35 anos, passa a tradição para a filha e para os sobrinhos. “Eu acho importante que eles cresçam conhecendo a cultura do nosso país, a importância da independência. Eu venho desde criança, minha mãe e minha avó me traziam. Então, segui essa tendência de trazer as crianças também”, dividiu a auxiliar de saúde bucal, que levou a filha de sete anos, o sobrinho e a prima.

Bicentenário da Polícia Militar

O evento deste ano marca também o bicentenário da Polícia Militar da Bahia (PMBA), que reuniu 896 policiais militares e estudantes dos colégios da corporação. Além da tropa a pé, compôs o desfile da PMBA veículos, como os jipes históricos, as motocicletas, o caminhão antibomba, drones e cavalos.

“Nosso sentimento é de orgulho nessa data especial para o nosso país. E uma instituição que vive dois séculos não pode ser uma instituição esquecida. Por isso, nós trouxemos para a avenida o passado, o presente e o futuro, com nosso efetivo usando uniformes históricos da nossa instituição, com nossos veteranos, com nosso grupamento aéreo”, detalhou o comandante-geral, Antônio Carlos Silva Magalhães.

Fanfarras Escolares

Do Corredor da Vitória à Praça Castro Alves, cerca de 620 estudantes de 11 escolas estaduais da capital e da Região Metropolitana desfilaram em fanfarras. Os colégios integram o Projeto Fanfarras Escolares, da Secretaria da Educação do Estado (SEC), que estimula a participação dos alunos em celebrações cívicas, como a da Independência do Brasil. Para Lorival Souza, que levou a filha em idade escolar para ver o desfile, as fanfarras são uma representação bonita de uma parte da história da independência do país.

“Ela está estudando e precisa conhecer a história do Brasil, como tudo começou. É muito bom para os pequenos, né? Como eu assisto as fanfarras há mais de 20 anos, antes trazia a minha [filha] mais velha, agora estou trazendo ela. É a data de comemoração do nosso Brasil, né?”, celebrou Lourival.

Segurança

Um esquema especial foi organizado pela Secretaria da Segurança Pública (SSP), com cerca de 300 policiais e bombeiros mobilizados para o evento no centro da capital baiana. O reforço da segurança contou com o policiamento ostensivo, equipes extras na 1ª Delegacia Territorial dos Barris e no Departamento de Polícia Técnica e atuação do Corpo de Bombeiros no entorno do desfile.

A PMBA também realiza patrulhamentos em pontos de ônibus, no entorno das estações de metrô, da Estação da Lapa, Barroquinha, Aquidabã, Vale do Canela e Comércio. Já o Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) monitora toda extensão do desfile das 5h às 15h, com mais de 300 câmeras com reconhecimento facial e de placas veiculares. A tecnologia será usada para identificar foragidos da justiça e pessoas desaparecidas.

Comentários

Leia também

Bahia
Motociclista morre após colisão na BR-116, em Santo Estêvão

Motociclista morre após colisão na BR-116, em Santo Estêvão

Acidente ocorreu na noite desta sexta-feira (17) e envolveu veículo não identificado...
Bahia
Projeto que fixa quantidade mínima de cacau em produtos deve impulsionar produção na Bahia

Projeto que fixa quantidade mínima de cacau em produtos deve impulsionar produção na Bahia

Texto aprovado no Senado segue para sanção e prevê regras de qualidade e transparência...
Bahia
Refinaria de Mataripe reduz preços de gasolina e diesel na Bahia

Refinaria de Mataripe reduz preços de gasolina e diesel na Bahia

Queda acompanha recuo do petróleo no mercado internacional e chega a 11% no diesel marítimo...