Política

Alessandro Vieira vota contra projeto da Dosimetria

Senador afirma que texto enfraquece o combate ao crime e cria insegurança jurídica

16/12/2025 15h43
Alessandro Vieira vota contra projeto da Dosimetria
Foto: Pedro França/Agência Senado

O senador Alessandro Vieira (MDB-SE) votou pela rejeição do Projeto da Dosimetria das penas dos condenados pelos atos de 8 de janeiro de 2023, em análise na Comissão de Constituição e Justiça do Senado. O voto foi protocolado nesta terça-feira (16).

No parecer, Vieira critica a proposta e afirma que o Senado não pode adotar posições contraditórias no enfrentamento à criminalidade. “O Senado Federal não pode incorrer na incoerência de endurecer o discurso contra o crime organizado com uma mão, prometendo rigor à sociedade, mas, com a outra, aprovar uma legislação que abre as portas das prisões sem qualquer razoabilidade”, escreveu.

Para o senador, o projeto enfraquece o combate ao crime e abre precedente para que outros condenados tentem reduzir suas penas. Vieira também avalia que a proposta extrapola o objetivo inicial e pode gerar efeitos amplos no sistema jurídico.

Segundo ele, a análise do texto “revela que as soluções legislativas adotadas geram preocupantes repercussões sistêmicas no ordenamento jurídico brasileiro, extrapolando consideravelmente o âmbito de aplicação originalmente pretendido, e criando insegurança jurídica que, em hipótese alguma, pode ser permitida”.

Comentários

Leia também

Política
Presidente do INSS é demitido após 11 meses e governo anuncia substituta

Presidente do INSS é demitido após 11 meses e governo anuncia substituta

Mudança ocorre após crise envolvendo fraudes em benefícios de aposentados
Política
Reestatização da RLAM só depende de Magda e Silveira, diz Deyvid Bacelar

Reestatização da RLAM só depende de Magda e Silveira, diz Deyvid Bacelar

Dirigente da FUP afirma que recompra da refinaria é estratégica para reduzir preços...
Política
Lula escolhe José Guimarães para Secretaria de Relações Institucionais

Lula escolhe José Guimarães para Secretaria de Relações Institucionais

Deputado assume pasta na próxima terça-feira após saída de Gleisi Hoffmann