Programa De Olho na Cidade

12/09/2012 - 16:21

A História das Eleições em Feira de Santana

Contada pelo jornalista Adílson Simas
Feira e sua História
A História das Eleições em Feira de Santana
William Amorim

 A História da era dos Intendentes ou  Eleições em Feira de Santana é contada pelo jornalista Adílson Simas, na tarde desta quarta-feira (12), durante o projeto Feira de Santana e Sua História, do Programa de Olho na Cidade da Rádio Sociedade AM.
 

Segundo o jornalista a história política de Feira de Santana começa no período da Republica, com a intendência. “Antes da República existia os conselhos, onde o intendente era considerado, como prefeito,” lembrou.

A época do intendente segue até o Estado Novo, em 1930, período de Helpido Nova, que foi o ultimo intendenteprimeiro prefeito de Feira de Santana. “Depois nos temos uma transição de na década de 30 até 1945 de governo nomeados, principalmente no tempo do Estado Novo de Getúlio Vargas”.

Regularização:Em 1945, começa redemocratização do país, Feira de Santana passa a ter eleições livres e tranquilas, de quatro em quatro anos, exceto em alguns casos.

Primeiros passos democráticos

O sistema democrático brasileiro começou a se restabelecer durante o Governo Dutra (1946-1951), com o decreto que ficou conhecido como Lei Agamenon, restituindo a Justiça Eleitoral, o alistamento eleitoral e os pleitos.

Assim, o presidente e a Assembleia Nacional Constituinte de 1945 foram empossados. A nova Constituição foi promulgada em 18 de setembro de 1946, e a Câmara dos Deputados e o Senado passaram a funcionar como Poder Legislativo.

Em 1955, a Lei nº 2.250 criou a folha individual de votação, que teve como principais mudanças à fixação do eleitor na mesma seção eleitoral e a abolição do uso de título falso, entre outras fraudes.

Tivemos nas eleições de 1976, com Colbert Martins. “O velho Colbert, ganhou dois anos de mandato e prorrogaram de maneira inversa para reencontrar as eleições todas, neste período contabilizou seis anos,” disse Adílson Simas.

Prefitos de Feira de Santana de 88 a 2012: Em 1988, as eleições voltaram à normalidade de quatro anos, também com Colbert Martins. João Durval em 1992, em 1996, José Falcão, seu mandato durou sete meses, 2000 e 2004 José Ronaldo, e Tarcízio Pimenta, 2008 atual prefeito.

                     


 

 

 

FONTE: Da Redação

A História das Eleições em Feira de Santana
A História das Eleições em Feira de Santana

Comentários

Leia também