Feira de Santana home . voltar

Sustentare solicita prisão de prefeito e secretário

27/02/2012 - 11:02

Empresa denuncia que a prefeitura de Feira está cometendo crime ambiental ao reativar o aterro do município.

A interdição do aterro da Sustentare agravou crise entre a empresa e a prefeitura.
A interdição do aterro da Sustentare agravou crise entre a empresa e a prefeitura.

A empresa Sustentare (antiga Qualix) ingressou no Ministério Público Estadual com uma representação criminal solicitando a decretação da prisão preventiva do prefeito de Feira de Santana Tarcízio Pimenta (PDT) e do secretário de Serviços Públicos Alexandre Monteiro. A informação foi divulgada pelo líder do governo, Maurício Carvalho (PR), em sessão damara Municipal na manhã desta segunda-feira (27).

A Sustentare é proprietária do aterro sanitário que foi interditado pela prefeitura no último dia 16. A empresa prestava serviços de tratamento do lixo vindo de Feira e de cinco cidades da região. Segundo Maurício Carvalho, a Sustentare ingressou com a representação no MP denunciando que a prefeitura está cometendo crime ambiental ao reativar o aterro do município, que não estaria em condições de funcionamento.

“Se alguém tem que responder a processo é essa empresa. Quem praticou crime ambiental foi a Sustentare”, disse Maurício, em discurso na tribuna damara. O vereador declarou ainda que tem informações sobre e-mails enviados por um ex-engenheiro do Aterro da Sustentare, Francisco Vieira, falando sobre problemas no tratamento do lixo e possíveis danos ambientais. As mensagens seriam endereçadas a um diretor da empresa.

A decisão da prefeitura pela interdição do aterro da Sustentare tem como argumento diversos problemas no armazenamento e tratamento do lixo, o que representa risco de contaminação do solo. A decisão foi tomada depois que a empresa impediu que caminhões que coletam o lixo na cidade entrassem no aterro. A Sustentare alega falta de pagamento da prefeitura.

As informações são do repórter Kleiton Costa. 

Ver todas as notícias

  • Farmcia Brito
  • Sunos Rabicc
  • FAVO DE OURO
  • GGS 10 Anos - S
  • FB